News Letter  Nº3 Outubro - 2008

Notícias, Reportagens e Eventos relacionados ao Sistema Honnō de Saúde e às técnicas e terapias da antiga Medicina Oriental

Outubro de 2008 

1) Sistema Honnō de Saúde no Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica 

2) Opinião do Dr. Sohaku Bastos: Natureza, Medicina Oriental e o Sistema Honnō de Saúde

3) Atividades na Academia de Saúde Honnō

4) Honnō no Orkut!

5) Nutrição e Culinária de Alta Vitalidade: O que é.


Participe do I Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2008 na cidade do Rio de Janeiro.

Eventos paralelos, workshops e mini-cursos diversos com emissão de certificados das instituições organizadoras.  

Lançamento de livros como “Revolução Imunológica” do prestigiado Dr. Toru Abo da Universidade de Medicina de Niigata, Japão. Clique na imagem.

Apresentação e explanação de técnicas e exercícios do Sistema Honnō de Saúde e os “8 Caminhos de Saúde e Cura”, pelo Dr. Sohaku Bastos.

Cerimônia de Abertura aberta ao público: Apresentação de Taikō, palestras, garanta sua vaga! Mais informações Aqui.   


Natureza, Medicina Oriental e o Sistema Honnō de Saúde

Dr. Sohaku Bastos,Ph.D.

Presidente–executivo do Congresso

www.acupunturabrasil.com.br

(...) Com base no princípio da ordem e holoinformação, com que o corpo humano utiliza as células do sistema imunológico para eliminar substâncias tóxicas e se desfazer de tecidos comprometidos, mantendo um estado permanente de bio-regeneração. Seguindo este princípio é que o corpo humano consegue se manter saudável e hígido. Ao sermos acometidos por situações agressivas, seja por toxinas externas ao organismo (xenotoxinas), seja por estresse e tensão, nosso organismo é inundado por substâncias endógenas produzidas pelo organismo com o intuito de nos manter vivos (...). Para leitura completa, clique no título.


Matricule-se!

Praticando as atividades terapêuticas na Academia de Saúde Honnō você participa de um sistema integrado de terapias, além de ser supervisionado e orientado por nossa equipe de profissionais de saúde especializados em práticas e terapias da Medicina Oriental.    

Esse modelo integrado de cuidados em saúde é chamado no Oriente de Sistema Honnō de Saúde. Baseado na antiga medicina natural japonesa, Honnō-Ryohō, o Sistema Honnō atua empregando diversas técnicas e terapias da Medicina Oriental de forma integrada, oferecendo ao praticante as ferramentas necessárias para a obtenção do equilíbrio, do bem-estar e da longevidade.       

Matriculando-se na Academia de Saúde Honnō, você passa por duas avaliações:

  • A avaliação funcional, na qual um de nossos profissionais verificará sua aptidão para a prática de exercícios.
  • A avaliação Honnō, na qual você será encaminhado a um programa individual que consta de exercícios físicos orientais; orientação nutricional; práticas mentais de relaxamento e meditação; e de técnicas de postura e estimulação corporal.    

O êxito do programa está em integrar as práticas terapêuticas, estimulando a mudança de hábitos perniciosos à saúde, através de atividades físicas, energéticas e emocionais. É de fundamental importância que a unidade mente-corpo-energia seja considerada.  

Atividades da Academia de Saúde Honnō:  

Honnō-Kikō

Movimentos de cura mente-corpo

São movimentos terapêuticos energéticos e respiratórios de cura mente-corpo (método japonês Honnō). Caracteriza-se por seqüências de exercícios físicos que mobiliza os centros internos de energia do indivíduo (Tan tiens), podendo ser praticado por qualquer pessoa. Sua prática pode mobilizar, também, a energia do Qi externo. Métodos: Shoshuten, Zenshin-shuten, Daishuten, Furenshuten, e preparação para o San Mitsu Kaji.

Kokyu-kiko

Respiração Vitalizante

Técnicas de exercícios respiratórios que visam à alta vitalização do organismo e a manutenção da energia Qi do praticante.

Shokuji-Ryoho

Dietética Honnō de Alta-Vitalidade

Orientação dietética desintoxicante e vitalizante que se baseia nos preceitos da alimentação oriental natural. Fundamenta-se na dietética energética e nos fundamentos científicos da nutracêutica ocidental, aplicados ao perfil de cada praticante, visando a preservação da saúde e a longevidade.

Anraku-Ryoho

Respostas Terapêuticas de Relaxamento

Prática de técnicas de relaxamento Honnō associada às posturas e às respirações indicadas para a melhor resposta de relaxamento mente-corpo durante o dia, otimizando, assim, o sono e o repouso.

Taisō-kiko 

Exercícios energéticos especiais

São exercícios energéticos diários muito praticados no Japão por pessoas da terceira idade e por trabalhadores antes da rotina laboral. É destinada à manutenção da saúde, aumentando a produtividade no trabalho e a expectativa de vida.

Mokuso-Ryoho

Meditação Terapêutica

Recurso terapêutico através da meditação com o objetivo de mobilizar a energia interna e externa do praticante, visando à expansão da consciência da realidade, o despertar do instinto de auto-cura e o restabelecimento da capacidade inata de auto-preservação.

Shisei-kiko 

Postura Mente-corpo

Consiste no aprendizado de técnicas de posturas corporais terapêuticas, fomentando a harmonia mente/corpo e facilitando o relaxamento e a meditação.
Alongamento Dinâmico Prática de exercícios que visa o condicionamento físico e a flexibilidade músculo-articular.
Qi-Gong (Chi-kun) É a prática de movimentos de Cura mente-corpo tradicional da China. Envolve exercícios físicos e práticas respiratórias destinados à mobilização da energia interna do praticante, o chamado Qi, ou Chi.
Lian-Gong (Lian-kun) É a prática de movimentos de Cura mente-corpo. Método simplificado do Qi-Gong, envolvendo exercícios físicos e práticas respiratórias.
Tai-chi A prática do Tai-chi-chuan chinês tem finalidade terapêutica, sobretudo na prevenção de doenças psicossomáticas. De baixo impacto músculo-esquelético pode ser praticado por todos.
Taikyoku A prática de mobilização energética japonesa Taikyoku-ken é indicada para crianças e adultos, sendo praticada para a prevenção de doenças e para a manutenção da saúde.
Meditação Zen É a prática de meditação com postura Zazen que visa compreender a dualidade da natureza humana. Tem como finalidade o relaxamento mental e a auto-compreensão.
Yogaterapia É a prática do Yôga com finalidades terapêuticas. Empregada na prevenção de doenças e manutenção da saúde.
Yawara Praticado em dupla, esta atividade física milenar japonesa é uma forma de arte marcial que deu origem ao antigo jiu-jitsu e, posteriormente, ao judô e aikidô. Com manipulações sobre pontos e meridianos energéticos, o praticante é capaz de imobilizar o adversário e, ao mesmo tempo, tratá-lo mediante estímulos terapêuticos manuais (Shiatsu).
Karate-hō É a prática do Karate energético e não esportivo. Os praticantes não se dedicam a competição, mas sim ao desenvolvimento da saúde. Prática de baixo impacto articular harmoniza movimentos rápidos com movimentos lentos e conscientes. O Karate-hō pode ser praticado como auto-defesa, porém com princípios terapêuticos.
Oficina de Shiatsu para Shiatsuterapêutas Encontros supervisionados de práticas de Shiatsu para profissionais em shiatsuterapia com formação Koho Igaku-in, visando o aperfeiçoamento profissional.
Atividades Educativas Palestras, seminários e outros eventos educativos ministrados por nossos profissionais e convidados, a respeito do Sistema Honnō de Saúde e demais temas relacionados à Medicina Oriental.

Comunidade Honnō no Orkut:

Participe da comunidade 'Honnō' e fique por dentro das atividades, discussões e novidades do Sistema Honnō de Saúde e das técnicas e terapias da antiga Medicina Oriental.

Para ver a página da comunidade 'Honnō', acesse:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=68742381


Como uma alimentação realmente saudável pode mudar a sua vida?

Quando se fala em mudar o estilo de vida para obtenção de uma vida mais saudável, a primeira questão que nos vem à mente é mudar os hábitos alimentares. Uma mudança nos hábitos alimentares realmente é primordial tanto para o restabelecimento da saúde quanto da manutenção da mesma. Mas o que é uma alimentação realmente saudável e como ela pode nos ajudar? Isto é uma outra questão (...). Para leitura completa, clique no título.

Curso Prático de Alimentação de Alta Vitalidade : Sistema Honnō de Saúde

Honnō-Ryori - Reeducação da mente e corpo para a nutrição do organismo através da prática culinária.

Nutrição e Culinária de Alta Vitalidade

Organização: Clarissa Hashimoto Taguchi Martins

Revisão: Dr. Sohaku Bastos

Aprenda a preparar alimentos nutritivos, saudáveis e de Alta Vitalidade de maneira simples e saborosa, combinando elementos nutricionais e da prática oriental para o seu dia-a-dia.

Em nossa culinária utilizamos ingredientes frescos e sem aditivos químicos, sendo as hortaliças orgânicas da época, seguindo-se o princípio da Medicina Natural Honnō na promoção e revitalização da saúde.

Vagas limitadas com aulas práticas, permitindo o aluno interagir na elaboração dos pratos.

Novas turmas a partir de novembro, clique aqui e preencha as datas que melhor se encaixam em sua agenda. Horário: Das 9h às 15h 

Valor: Módulo I - R$ 70,00 com almoço incluído; demais módulos - R$ 50,00 com almoço incluído.

Inscrições pelo tel.: 2558 3190 ou pelo E-mail: clarissataguchi@gmail.com

Obs.: Após o “Módulo Básico I - Pratos para o dia-a-dia”, o aluno poderá escolher os módulos restantes de seu interesse. Porém, para que melhor possa interagir com os demais módulos, é necessário que o aluno participe do Módulo Básico I, entendendo assim, alguns ‘truques’ básicos da culinária de Alta Vitalidade.

Mais informações Aqui.


Para workshops, palestras, cursos e seminários em sua cidade, entre em contato pelo email: contato@honno.com.br

Fique atento à agenda de eventos AQUI.

Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos