News Letter 6 - Abril 2009


Notícias, Reportagens e Eventos relacionados ao Sistema Honnō de Saúde e às técnicas e terapias da antiga Medicina Oriental

Projeto Acupuntura Para Todos

Projeto de acordo com o escopo da Declaração de Alma-Ata da Organização Mundial da Saúde (OMS) - Saúde para Todos. De autoria do Dr. Sohaku sob a supervisão de diversos profissionais da saúd
e que pertencem ao corpo docente da ABACO/CBA - 1a Instituição educacional de práticas em medicina oriental oficialmente regulamentada pela secretaria de educação do Estado. Saiba mais, clicando Aqui.
 

Novo ciclo de seminários do Sistema Honnō de Saúde para 2009!

 

Tema: Honnō-kikō – “Movimentos de cura mente-corpo” : cultivando o Qi dos movimentos de cura e auto-cura (teórico e prático). Qi Gong japonês (estilo Dr. Yayama) de cura mente-corpo e de auto-cura.

 

Ministrante: Dr. Sohaku Bastos

Graduado em Medicina Oriental pela Escola Imperial de Medicina Oriental do Japão - Koho Igaku-In
Bacharel em Medicina pela Faculdade de Estudos Médicos da UNIMEC – Sri Lanka

Mestre em Terapia Honnō pela Escola de Medicina Humana de Osaka, Japão - Ningen Igaku-In
Doutor em Acupuntura pela The Open International University, Sri Lanka
Doutor em Filosofia Médica Oriental pela UNIMEC, Sri Lanka
Docente Superior na área da saúde pela Faculdade de Reabilitação – ASCE, RJ

Monge Budista da Escola SHINGON, Mosteiro Jochin-In, Koyasan, Japão

Ex-Monge Zen Budista da Escola Rinzai, Mosteiro Daitoku-Ji / Ryuko-In, Japão

Cônsul-Geral a.h. do Sri Lanka no Rio de Janeiro

 

Público alvo: Todas as pessoas interessadas na promoção da saúde e bem-estar.     

 

Data: 09 de Maio de 2009, sábado. Das 9h às 17h.

 

Local: Academia de Saúde Honnō, Av. N. S. De Copacabana 928, 3o andar.

 

Reservas: 21 3208 3818 e contato@honno.com.br

 

Valor: R$20,00 antecipado (R$30,00 no dia). Certificado emitido pela ABACO/CBA.

Lançamento Biografia Oficial Dr. Sohaku Bastos - www.sohaku.com.br


Ao longo do extenso trabalho de síntese das duas grandes culturas - Oriental e Ocidental, através de sua incansável capacidade em pesquisa na área da saúde, suas clínicas e academias, seus cursos ministrados em inúmeras instituições brasileiras e internacionais, civis e militares, suas publicações anteriores e seus ensinamentos, Dr. Sohaku Bastos vem disseminando essa sabedoria com sua inteligência e liderança científica e espiritual, para que possamos ultrapassar a época de superficialidades, cheia de conturbações e perigos do mundo atual.
 

Veja a Biografia Completa de Dr. Sohaku Bastos: 50 Anos dedicados a Arte e Ciência Oriental, saiba mais clicando Aqui.

Acupuntura: Nota de esclarecimento Dr. Sohaku Bastos

Jornal O Globo, Caderno Zona Sul, 05/03/2009
"Introduzi a eletroacupuntura sistêmica no Brasil há mais de 35 anos, sou autor de nove livros sobre acupuntura e medicina oriental no Brasil, graduado em Medicina Oriental no Japão, bacharel em Medicina no Sri Lanka, especialista em Eletroacupuntura no Japão e doutor em Acupuntura no Sri Lanka... Segundo decisões judiciais, a prática da acupuntura no Brasil não é exclusividade de médicos registrados no CRM, mas de todos os profissionais da saúde, consoante seus conselhos, por não ter Lei Ordinária que regulamente a profissão, apenas projeto de lei, ora em tramitação no Congresso Nacional. Por exercer função pública evito envolvimento com este tipo de polêmica. Contudo, nesse caso, não podia me furtar de uma resposta esclarecedora, dando por encerrada esta questão."
Saiba mais, clicando Aqui.  

 

.......
 

Dr. SOHAKU BASTOS repudia nota de membro do Colégio Médico de Acupuntura ligado ao CREMERJ

"Dr. Sohaku Bastos... um dos pioneiros da Acupuntura e introdutor da Eletroacupuntura no Brasil (1974), por defender a Acupuntura para todos os profissionais da área da saúde foi criticado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, através de um membro do Colégio Médico de Acupuntura em nota no jornal O Globo Zona Sul... Tal fato se deve ao trabalho educacional que Dr. Sohaku vem realizando de divulgação do projetoAcupuntura para Todos” de acordo com o escopo das diretrizes da OMS, em defesa do ensino e da prática da Acupuntura de forma independente e democrática." Saiba mais clicando Aqui.

 

Notícias Gerias - Via Blog Honnō:

 

Saúde em tempos de crise

Agência FAPESP – O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a economia global terá um crescimento de apenas 0,5% em 2009, contra 3,4% em 2008. Trata-se da menor taxa em 60 anos. “E a crise econômica também atingirá fortemente a saúde”, disse o médico francês MichelKazatchkine, diretor executivo do Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária.

 

Desde 2007, o orçamento do Fundo Global para a Tuberculose triplicou para os 22 países de maior incidência da doença. Sete deles – Afeganistão, Bangladesh, Camboja, Nigéria, Filipinas, Uganda e Vietnã – dependem desse recurso para financiar mais de 25% de seu orçamento no combate contra a doença.

 

Gordura atrai gordura

Revista Pesquisa FAPESP – Quem aprecia uma picanha mal passada e principalmente a camada branca de gordura que a envolve talvez se inquiete. Um tipo de gordura – os ácidos graxos saturados de cadeia longa, encontrados principalmente em carnes vermelhas – pode ser uma das causas da obesidade.
 

Comida é coisa séria

O Globo - Não é de hoje que vegetarianos radicais apregoam a eliminação de carne da dieta das pessoas. Mas se antes a gritaria era na defesa dos direitos dos animais, vítimas dos carnívoros, agora a bandeira é salvar a raça humana do aquecimento global. Para a alegria dos engajados, um estudo divulgado na semana passada pela Agência de Impacto Ambiental da Holanda constatou, entre outras coisas, o seguinte: a carne vermelha tem vilania e muito mais culpa nas emissões de CO2 e de metano na atmosfera terrestre do que a maioria de nós imaginava.

 

Série do Globo Repórter tudo a ver

Eis uma série de reportagens do Globo Repórter selecionadas pala shiatsuterapêuta Karen Sasada Sato que têm tudo a ver com o trabalho aqui na Academia de Saúde Honno!

 

Refrigerante diet engorda?

O tiro pode sair pela culatra. Talvez essa frase, que soa como um clichê, defina o que os consumidores de refrigerantes dietéticos tenham pensado ao deparar com as notícias nada abonadoras sobre a bebida, uma alternativa para quem não pode consumir açúcar ou precisa derrubar o ponteiro da balança. A bomba foi detonada por um estudo publicado no periódico científico americano Circulation.

 

OMS aponta as principais causas de morte

Via Portal Fiocruz

Em todas as regiões do planeta, os homens de 15 a 60 anos correm maior risco de morte do que as mulheres na mesma faixa etária, apontou a OMS (Organização Mundial da Saúde), no relatório 'O estado da saúde mundial', lançado no dia 4 de outubro. As razões para a diferença na mortalidade entre os sexos estariam nos problemas cardíacos, de que os homens são as maiores vítimas, e na violência e conflitos sociais, sobretudo na América Latina, Oriente Médio e Europa oriental. O relatório, divulgado a cada cinco anos, traz informações sobre os 193 países-membros da OMS.

 

Para workshops, palestras, cursos e seminários em sua cidade, entre em contato pelo email: contato@honno.com.br

Fique atento à agenda de eventos AQUI.

Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos