topo
menu

Passo-a-passo na Academia de Saúde Honnō 

A prática do Sistema Honnō de Saúde envolve as seguintes etapas, clique em uma delas:

 

1) A Avaliação
a) Desintoxicação e b)Biorregeneração
2) As Práticas
3) As Terapias 
4) O  Resultado


1) Avaliação:  

O primeiro passo do Sistema Honno de Saúde é a Avaliação Honnō (física-energética-mental) e a Avaliação funcional-postural, seguidas assim, do encaminhamento de cada praticante a um programa individual que consta de exercícios físicos orientais; orientação nutricional; práticas mentais de relaxamento e meditação; e de técnicas de postura e auto-estimulação.

 

O praticante deverá, em seguida, ser encaminhado a dois tipos de programas:

 

O primeiro de Desintoxicação e o segundo de Biorregeneração.

 

a) Desintoxicação:

É indicada, inicialmente, para todos os praticantes. O indivíduo necessita de uma orientação com o objetivo de corrigir os maus hábitos que podem estar comprometendo a sua saúde.

 

A maioria das pessoas adota comportamentos nocivos à saúde. Ter uma rotina de trabalho exaustiva, associada a outros hábitos perniciosos, como comer em excesso ou insuficientemente; não praticar atividade física ou praticá-la em excesso; não conseguir dormir adequadamente nem repousar e não conseguir administrar as tensões do dia-a-dia, torna-se um caminho efetivo para o adoecimento.

 

É comum nesses casos que o indivíduo não consiga relaxar, tampouco mudar sua rotina de maus condicionamentos. Com isso, repete hábitos equivocados compulsivamente, como a má alimentação, sono insuficiente, uso de substâncias estimulantes (como café, álcool e cigarro) e a falta de atividade física regular. Desta forma, é possível que certas pessoas percam a capacidade de gerenciar diversas situações emocionais da vida. 

 

Quando falamos de Desintoxicação pelo Sistema Honnō de Saúde, estamos nos referindo ao conjunto de cuidados que o praticante deve adotar durante o período mínimo de três meses, no qual deverá aprender, de acordo com suas necessidades, os 8 Caminhos de Saúde e Cura, recondicionando-se de forma integrada para a saúde. Não se trata, em absoluto, de regimes ou dietas radicais voltados para o emagrecimento ou formas de terapias extremas que podem levar o indivíduo ao adoecimento. O termo desintoxicação tem sido empregado equivocadamente no Ocidente para definir a prática de "limpeza orgânica" de forma artificial e perigosa. 

 

O organismo humano tem a capacidade inata de assimilar nutrientes e de eliminar toxinas. Nosso metabolismo só é saudável quando todos os elementos que ingerimos cheguem às células e quando todas as toxinas sejam adequadamente eliminadas. Nosso organismo assimila não apenas nutrientes, mas também substâncias químicas tóxicas. Essas substâncias tóxicas devem ser eliminadas através do fígado, rins, sistema linfático, intestino, sistema respiratório e suor. Contudo, quando o corpo não consegue eliminá-las, ocorre o acúmulo dessas toxinas, prejudicando a assimilação de nutrientes e aumentando o depósito dessas substâncias prejudiciais no organismo por acumulação progressiva. 

 

Manter o equilíbrio acidez/alcalinidade que é medido numa escala chamada de pH (potencial hidrogeniônico) é de fundamental importância para o organismo. O fato é que o acúmulo progressivo de substâncias tóxicas no organismo está relacionado à acidez do mesmo (pH abaixo de 7), que permite a proliferação de bactérias e fungos, alimenta o processo inflamatório e o crescimento incontrolável de células, como no câncer. É óbvio que o estresse de qualquer natureza potencializa esse quadro mórbido. 

 

Portanto, manter o estado de alcalinidade é crucial para a manutenção da saúde. Quando acumulamos toxinas no meio interno produzimos um excesso de ácidos que pode levar à doença. Os microrganismos patológicos prosperam em condições de acidez e neste ambiente as células de defesa do organismo perdem sua mobilidade para inibir a ação de agentes invasores.       

 

No programa de Desintoxicação é levada em conta, também, a influência perniciosa do meio externo (ambiental) no meio interno (célula e matriz extra-celular). A água que ingerimos, o alimento contaminado, a industrialização química dos alimentos, a poluição atmosférica, a poluição eletromagnética, entre outras, provocam intoxicações que se acumulam no corpo e que comprometem as funções orgânicas desde a matriz extra-celular até o sistema psiconeuroimunoendócrino, sem contar a poluição mental e emocional as quais estamos submetidos.          

 

O programa de Desintoxicação visa orientar o praticante a valorizar os hábitos saudáveis da alimentação, do sono, da respiração, do relaxamento, da postura, dos cuidados corporais etc. de forma integrada, respeitando-se a realidade individual. Esta visão integrada é de fundamental importância para o êxito do programa. Se o praticante otimizar apenas um ou dois de seus hábitos, mas continuar com os demais comportamentos nocivos, não será possível atingir os objetivos finais do Sistema Honnō de Saúde, que é a saúde plena. 

 

Geralmente, as pessoas resolvem adotar uma dieta para emagrecer, resolvem praticar exercício físico para fortalecer a musculatura, ou mesmo, melhorar suas atividades de lazer. Entretanto, muitos desistem rapidamente, seja por falta de tempo ou, simplesmente, por falta de motivação e disciplina, pelo fatos dessas atividades serem aplicadas de forma fragmentada e não integrada.   

 

O Sistema Honnō de Saúde é uma oportunidade do indivíduo criar um sistema de valores e de comportamentos saudáveis que evita o adoecimento, além de servir como motivação para o desenvolvimento humano.  


b) Biorregeneração  

Consiste na complementação do programa anterior de desintoxicação. É indicada quando o indivíduo necessita se recuperar de uma doença específica ou para desenvolver a capacidade de resiliência em relação às situações adversas da vida. 

 

Nestes casos, torna-se necessária a prática de recursos orientais de saúde que agem diretamente no sistema energético, sobretudo nas estruturas cerebrais que regulam o eixo límbico-hipotalâmico-hipofisário-suprarenal, visando a auto-cura e a resiliência humana. O sistema psiconeuroimunoendócrino é um completo circuito informacional da unidade mente-corpo-energia que ocorre graças às moléculas mensageiras e à dinâmica energética do organismo humano.      

 

As práticas orientais de saúde direcionadas à Biorregeneração agem nos centros de energia do organismo humano (os Três Tantiens ou Tandens) e na unidade mente-corpo-energia (Três Tesouros ou Jing, Qi, Shen), fomentando o movimento espontâneo, instintivo e biorregenerativo. Tal movimento é autêntico, original e inato, e deve estar em consonância com o ritmo da natureza. 

 

O movimento do organismo humano deveria estar sintonizado com o ritmo dos movimentos da natureza. Contudo, essa sintonia se perdeu por conta de um condicionamento cultural que valoriza mais a autoridade social do que a autoridade da natureza, acarretando um conflito que se reflete no comportamento equivocado do indivíduo, levando-o ao adoecimento, ao envelhecimento precoce e à infelicidade. Em essência, o homem adoece e sofre por isso.  

 

A incapacidade do indivíduo de se auto-organizar para melhorar sua vida, pode se refletir em pessoas próximas e até na sociedade como um todo. Muitas doenças de base emocional têm início na infância devido ao fato da criança repetir comportamentos dos adultos. Da mesma forma é muito freqüente ocorrerem conflitos nos locais de trabalho por carência de maturidade emocional das pessoas. 

 

A maioria dos indivíduos tem total desconhecimento de sua capacidade de auto-organização para lidar com situações adversas, seja de ordem familiar, social ou laboral. O programa de Biorregeneração otimiza a ordem, a inteligência e a capacidade individual do praticante de se  harmonizar com o meio interno e externo.  

 

A antiga medicina oriental entende que qualquer cura depende da capacidade do organismo de auto-regeneração. À rigor, ela preconiza a impossibilidade de alguém curar o outro, no sentido de privilegiar a natural aptidão do organismo em reagir a fatores patogênicos do que apenas a cura por intervenção terapêutica externa. Esta afirmação pode parecer utópica ou irresponsável, porém, não podemos negar que o potencial de auto-regulação e auto-regeneração humana depende muito mais de condutas saudáveis e de posturas auto-motivacionais, que pertencem a um sistema de crença em saúde, do que unicamente de uma ação terapêutica intervencionista que depende de terceiros.

  • Nossos programas contemplam indivíduos, famílias, grupos, empresas e instituições. Procure-nos para mais informações.
     

2) As Práticas:

As práticas que fazem parte do Sistema Honn
ō de Saúde envolvem atividades físicas, mentais e energéticas, somando-se a isto, uma reprogramação global dos hábitos. Cada praticante terá seu programa individual e deverá ser reavaliado periodicamente. 

 

Para facilitar a viabilização do programa de saúde, sugerimos três tipos de participação*:

 

Intensiva: Práticas diárias na academia.

Regular: Práticas de 2 a 3 X por semana na academia e os demais dias na residência.

Eventual: Práticas esporádicas na academia e nos demais dias na residência. 

 

*Algumas atividades podem ocorrer em locais externos (extra-academia), tais como: parques, praia, locais fora da cidade do Rio de Janeiro etc.

 

Os horários poderão ser definidos de acordo com a disponibilidade de cada aluno.

3) As Terapias

Clique
aqui.


4) O  Resultado:

Após o período mínimo de três meses, o aluno deverá passar por uma nova avaliação de seu estado de saúde com nossos profissionais. Será avaliada a relação das expectativas iniciais e o resultado depois deste período mínimo de atividades.
 

O período mínimo de três meses é o tempo necessário para que mudanças no estado emocional, físico e energético possam ser observadas pelo próprio praticante.

É necessário lembrar que sem a disposição do aluno em praticar os programas, os resultados podem não ser efetivos.