topo
menu

Os Três Centros de Energia  


Os Três Centros de Energia

Os centros de energia (Qi), denominados Tantiens ou Tandens, são a base de todo o sistema energético do indivíduo. Localizam-se no tronco e alimentam de energia os meridianos (canais energéticos), funcionando como centros que armazenam, transportam, fortalecem o Qi e o distribuem por todo o organismo.

Tantien Inferior (Seika Tanden ou Shimo)

Localiza-se no fundo do Hara, ventre, cerca de 4 dedos abaixo da cicatriz umbilical. Sua função é gerar Qi, armazená-lo e apurá-lo. Está relacionado à vitalidade sexual, ao cérebro abdominal e seus neurônios intestinais. Podemos interpretá-lo através dos “desejos” do indivíduo, o Tantien Inferior relaciona-se ao cérebro reptiliano (tronco cerebral).

O Tantien Inferior é onde a “roda da vida” é girada. Quando equilibrado, produz energia que transborda para todos os vasos e meridianos energéticos do organismo, revigorando-os. Um Tantien Inferior saudável depende dos hábitos e posturas do indivíduo em relação à sua sexualidade e seus hábitos alimentares. O desequilíbrio energético desta região gera perturbações em nível mental, emocional e físico, acarretando, posteriormente, doenças mais graves devido à carência de Qi no organismo.       

Tantien Médio (Chu Tanden ou Naka)

Localiza-se dentro do peito na altura do coração. Sua função é fortalecer o Qi cárdio-respiratório, a saúde no geral e os órgãos internos. Está relacionado à consciência não-racional, à compaixão e ao ato de doação. Corresponde ao sistema límbico, uma parte do cérebro encontrada em todos os mamíferos e que está associada à capacidade dos mamíferos em demonstrar afeto.   

Quando equilibrado leva energia aos órgãos internos do corpo, além de ter a capacidade de fortalecer o Qi. É o administrador de energia; aquele que a fortalece e distribui, num ato de “inteligência não-racional”, pois é preciso “saber administrar” a energia antes de direcioná-la.

O Tantien Médio funciona como mediador das energias provenientes dos Tantien Inferior e Superior, trabalhando para fortificá-las e expandi-las aos demais órgãos internos. Para tanto, um Tantien Médio saudável depende do estado emocional do indivíduo em equilíbrio com as energias dos Tantien Inferior e Superior.

Há uma forte ligação do Tantien Médio com o Superior, caracterizando a inteligência emocional que equilibra as ações vitais do organismo. Pessoas com desequilíbrio energético no Tantien Médio costumam sofrer principalmente de problemas cardio-respiratórios e transtornos diversos de fundo emocional. Em geral ocorrem problemas de afetividade, não sabendo doar nem receber afeto de maneira saudável.       

Tantien Superior (Jo Tanden Kami)

Localizado entre as sobrancelhas e conhecido como o “terceiro olho”, o Tantien Superior tem a capacidade de gerar energia e influenciar os demais centros energéticos, atuando como a mente que tudo observa. Relacionado ao córtex cerebral, o cérebro cognitivo, o Tantien Superior está vinculado à memória e ao aprendizado nos mamíferos mais desenvolvidos, portanto, é lembrado como o Tantien da alma e da sabedoria espiritual.

A energia produzida pelo Tantien Superior preenche de paz e plenitude o indivíduo que souber cultivá-la. Uma maneira conhecida de exercitá-la é a prática da meditação. Há um ditado antigo do Oriente que diz: “Uma mente vazia é um coração cheio”, referindo-se ao estado meditativo que ao esvaziar a mente de pensamentos, tensões e conflitos, preenche o coração de energia para ser direcionada aos demais órgãos vitais do organismo.

Capaz de gerar energia sutil e plena, o Tantien Superior pode nutrir não apenas o organismo do indivíduo, como também pode alcançar dezenas e até milhares de pessoas. Quando bem orientada, a energia do Tantien Superior promove o bem dos indivíduos e uma sociedade saudável.

A carência de energia no Tantien Superior está relacionada a diversos tipos de debilidades,  já que o ele influencia todo o restante do organismo. O trabalho com o Tantien Superior deve ser ralizado em conjunto ao Tantien Médio, pois é neste que se encontra a inteligência não-racional, capaz de distinguir para onde a energia deve ser encaminhada.   

O Papel do Terapeuta e do Indivíduo

A cura, tratamento e promoção da saúde dependem da relação do paciente com seu terapeuta e do paciente consigo mesmo. A mobilização do Qi nos centros de energia tanto ocorre com a intervenção do terapeuta e de suas orientações como, principalmente, através da motivação, esforço e vontade do paciente.

As práticas de mobilização do Qi interno são essenciais na restauração da saúde e na manutenção do equilíbrio mente-corpo que o indivíduo saudável usufrui. A influência do terapeuta no equilíbrio entre os Tantiens depende do paciente, como visto, a mente representada pelo Tantien Superior controla o restante do organismo.

Tratando-se de medicina oriental, é muito raro hoje em dia um entendimento aprimorado sobre os Tantiens energéticos e suas finalidades e correlações. Um verdadeiro terapeuta em medicina oriental deve trabalhar os Três Tesouros em conformidade aos Três Tantiens. É o movimento oriundo do equilíbrio entre ambos os conceitos que forma a essência da Verdadeira Medicina Oriental.

Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos